ABC do scrap

Resolvi colocar o significado de termos utilizados pelas scrappers, assim vc
não se perde ao ler/acompanhar as minhas postagens!!! Quando iniciei,
principalmente ao ler as revistas da área, o vocabulário foi muito útil!!!!

Vocabulário (Glossário de termos técnicos)

A

ABR - Ferramenta "Brush" nativa do Photoshop e Photoshop Elements.

Accent - É qualquer enfeite que colocamos nas páginas de scrapbooking. Pode ser feito de papel, botões, miçangas, ou qualquer outro material.

Acid (Ácido) - Substância química que faz com que o papel e a fotografia deteriorem com o tempo. Inimiga nº 1 das fotografias. Procurar sempre utilizar material sem acidez (acid-free) com as fotos. Se não for possível utilizar todo o material sem acidez, procurar fazer com que o material com acidez não esteja em contato direto com as fotos.

Acid Free (Livre de Ácido) - Termo usado quando um produto contém nível de ph 7 ou maior. Ver “Neutral”.

Acid Migration - Transferência de ácido de um material para outro.

Acrilic Paint- Tinta acrílica que pode ser utilizada para pintar papéis, metais e outros enfeites que compõem uma página de scrapbooking.

Adhesives - Cola.

Aging - Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça velha, amarelada e antiga.

Álbum 3-Ring-Binder - Álbum do tipo fichário que possui três anéis, onde se pode prender folhas de plástico protetoras para organizar as páginas de scrapbooking.

Álbum ABC - Álbum em que se procura desenvolver o tema principal com palavras ou adjetivos começando com todas as letras do alfabeto. Por exemplo, para fazer um álbum da filha, a mãe poderá explorar cada página com palavras tais como:
A - amável, amiga, adorável...;
B - bela, bondosa, baixinha...;
C - carinhosa, cuidadosa..., e assim por diante.

Álbum Cronológico - É organizado de acordo com o tempo (ordem, período) em que as fotos foram tiradas. Assim, as fotos mais antigas aparecem antes das mais recentes.

Álbum Espiral - Álbum encadernado com arame espiralado geralmente sem plástico e número de páginas pré-definidos. Esse tipo de álbum é geralmente utilizado quando se deseja fazer páginas sobre um tema único.

Álbum Magnético - Esses álbuns não são realmente magnéticos. Eles possuem uma camada adesiva na página aonde se fixa as fotos, e o protetor de página (de plástico) é usado para cobrir as fotos, expondo-as a restos de adesivo do protetor. Alguns desses álbuns possuem acidez e lígnia. Outros se dizem seguros para as fotos (photo-safe). De qualquer forma, é bom evitá-los nem que seja por causa da fina camada de adesivo que ficará sobre as fotos.

Álbum Temático - Álbum feito sobre um único tema. Os álbuns temáticos mais comuns geralmente são sobre aniversário, amor, Natal, bebê, etc.

Alphas, Alphabets (Alfabeto) - Fontes Decoradas, cada letra é um elemento separado. Normalmente usados em títulos, mas também podem ser usados como enfeites.

Archival Mist - Produto utilizado para tornar o papel livre de acidez.

Archival Quality - Termo sugerido quando queremos dizer que uma substância ou produto é quimicamente estável, durável e permanente. Na prática, significa que a qualidade do produto é adequada para o arquivamento e a preservação.

Arte Cult ou Arte Retrô - Significa coisa do passado, que foi popular mas acabou esquecida. As pessoas que lidam com esta arte, recebem os objetos, restauram, situam no tempo e mostram ao público em geral para que seja feita uma releitura.

Artist Trading Cards (ATC) - São pequenos cartões (medindo aproximadamente 6.5 x 9cm) feitos com o propósito de serem trocados com outras pessoas. Estes cartões também podem ser usados como enfeites de páginas, altered books, etc.

B

Background - É o “papel digital”, usado para fazer as páginas.

Background Paper - Papel usado como fundo de páginas, cartões, tags, etc.

Base / Placa de corte - Placa feita em material sintético que facilita o corte, sem danificar o produto.

Bleach Pen - Caneta à base de água sanitária utilizada para descolorir papéis, tecidos, etc.

Blending Pencil - Ferramenta usada para mixar as cores do lápis de cor, criando diferentes tonalidades.

Boleador - Ferramenta de metal com ponta redonda, encontrada no mercado em vários tamanhos, servindo para fazer relevo em papel.

Bookplates (Plaquinhas de Metal) - Possuem uma abertura central para colocação de identificação, como as usadas em fichários, livros e álbuns.

Borda - Parte superior, inferior e/ou lateral de uma página. Uma página pode ou não conter borda e, quando contém, essa borda geralmente é enfeitada. Bordas podem ser feitas de tiras de papel, papéis decorados, papéis recortados com tesouras especiais, adesivos, die cuts, punches, ou pode-se desenhar com canetas coloridas.

Bow - Laço.

Brads - São colchetes (bailarina), de metal ou latão. Existem em várias cores, formatos e tamanhos, e podem ser usados tanto para fixação de folhas, capas, blocos, fotos, ou simplesmente como enfeite.

Brayer - Rolo de borracha utilizado em conjunto com uma almofada de carimbo para criar fundo de páginas de scrapbooking, cartões, enfeites, etc. Também pode ser usado para remover bolhas de ar das superfícies coladas com papel.

Buffered - Para simplificar, um papel que se diz "buffered" possui um grau de acidez negativo. Ou seja, ele consegue conter um pouco a acidez de outros materiais (ou de si mesmo com o passar do tempo). Ver “Lignia".

C

Calligraphy (Caligrafia) - Letra manuscrita, rebuscada.

Caneta de teste de pH - Caneta própria para testar se um papel é ácido, alcalino ou possui pH neutro.

Caneta Gel - Caneta de ponta média utilizada para escrever o journaling das página de scrapbooking, decorar enfeites, etc. Encontra-se em uma enorme variedade de cores.

Canvas - É uma espécie de tecido extremamente resistente, feito de algodão ou linho, utilidado para fazer bolsas, quadros, velas de barco e barracas. O material tornou-se uma grande tendência e está sendo muito utilizado no scrapbooking e no Mixed Media Art.

Cardboard - É o papelão corrugado, muito usado em embalagens.

Cardstock - Papel liso e grosso (gramatura 180 g ou superior), disponível em várias cores e texturas. Geralmente usado como base em páginas de scrapbooking, cartões, etc.

Carimbeira - Almofada de carimbo para marcar figuras e borrar páginas.

Carretilha - Ferramenta serrilhada nas pontas usada para marcar o local onde se deseja cortar ou costurar.

Chalk (Giz Pastel) - É similar ao pastel seco usados em trabalhos artísticos, porém mais macio. Serve para colorir o papel, podendo ser usado para fazer diversos efeitos, como esfumaçado, sombreado, envelhecido, borrado, etc. É aplicado com cotonete ou com as pontas dos dedos.

Chipboard - Letras e figuras pré-formatadas, em diferentes formas, modelos e tamanhos, produzidas e pré-cortadas em um tipo de papelão “Paraná”, na cor cinza, grosso (mais ou menos 2mm), usadas para decoração. Podem ser utilizadas nas técnicas Scrapbooking e Découpage.

Circle Journal (CJ) - A tradução ao pé da letra seria “jornal do círculo”... Mas na verdade é um álbum que é passado através de um grupo, onde cada membro contribui com uma parte. Deve-se escolher um tema que seja significativo e deixar que cada membro do grupo mostre um pouquinho de si mesmo através desse tema. Este álbum não é simplesmente decorado, é uma forma de expressar a criatividade e dividir isso com outras pessoas. Também é a oportunidade de conhecer melhor e aproximar-se das pessoas que fazem parte do grupo. Portanto, um CJ deve ser algo bem pessoal e original.

CK OK (Creating Keepsakes Okay) - Selo de aprovação para scrapbooking. Produtos que possuem esse selo são considerados seguros para a prática de scrapbooking.

CKU (Creating Keepsakes Universit) - Curso intensivo promovido pela revista Creating Keepsakes (CK). Este evento geralmente conta com a presença de designers famosos no mundo do scrapbooking.

Clip Art - Imagem tirada de livros, programas gráficos ou internet e que pode ser aplicada em páginas de scrapbooking (sempre observando os Direitos Autorais).

CMYK - É a abreviatura do sistema de cores subtrativas formado por Ciano (Cian), Amarelo (Yellow), Magenta (Magenta), e Preto (Black). É utilizado em meios que têm fundo branco, como as impressões em papel.

Collage - Forma de composição onde diferentes materiais (tecidos, papéis, etc.) são colados numa superfície.

Color Blocking (Bloco de cores) - Criação de áreas (blocos coloridos, não necessariamente monocromáticos) dentro do layout; dando melhor definição na página e deixando o resultado mais interessante.

Color Plus - Papel com substâncias ácidas e preço acessível, muito utilizado na confecção de cartões artesanais. Pode ser usado nas páginas de scrap, mas não é recomendável que entre em contato direto com as fotos.

Color Wheel (Roda de Cores) - Círculo cromático em que as cores são dispostas em uma ordem lógica. Auxilia na escolha de cores, mostrando como elas se relacionam.

Commercial Use ( Uso Comercial) - Significa que o kit e, ou ,elemento pode ser usado para fins comerciais, no caso, páginas que serão vendidas, etc. Não significa de maneira nenhuma que o kit pode ser revendido ou passado à diante. Normalmente é cobrado mais por esse tipo de kit.

Compasso de corte - Ferramenta usada para o corte circular de papéis, filmes, couro, vinil, E.V.A., ...

Cores Análogas - Cores que se posicionam uma ao lado da outra no Círculo de Cores. Um desses pigmentos é sempre dominante.

Cores Complementares - Duas cores diretamente opostas no Círculo de Cores.

Cores Contrastantes - Cores que estão separadas por pelo menos outras três no Círculo de Cores.

Cores Monocromáticas - Uma única cor, variando somente a luminosidade.

Cores Neutras - Denominação geral para cores que geralmente combinam com outras.

Cores Pastel - Cores às quais o branco é adicionado. Ver “Matiz”.

Cores Primárias - Vermelho, amarelo e azul. Não podem ser obtidas a partir de mistura de outras cores.

Cores Secundárias - Laranja, verde e violeta. Resultam da mistura de duas cores primárias.

Cores Terciárias (Intermediárias) – Vermelho alaranjado, azul esverdeado, ... Resultam da mistura de cores primárias e cores secundárias.

Corners, Photo Corners (Cantoneiras) - Pequenos pedaços de papel ou metal, normalmente de forma triangular, com uma face adesiva. Material utilizado para fixar papéis e fotos pelos cantos, que além de protegê-los de dobraduras ou rasgos, servem como decoração. São encontrados em diversas cores.

Corrugated Paper - Papel grosso, ondulado.

Credit (Crédito) - Dar crédito ao autor quando usar kits prontos, kits que não foram criados por você. Caso não saiba o nome do autor, ou de onde conseguiu o kit, simplesmente coloque, "autor desconhecido".

Crop - Corte de uma fotografia, retirando assim uma porção não desejada dessa imagem.

Crop day / crop night - Evento social, reunião de um grupo de pessoas para fazer scrapbooking e outros tipos de artesanatos em papel, trocando idéias e sugestões. Estas pessoas podem se encontrar, levando seus projetos e terminá-los juntas. Algumas lojas cobram pelo material e os equipamentos da sala, sugerem um projeto e um coffee break, não sendo um curso propriamente dito.

Crumple - Efeito amassado.

Crumpled Paper - Papel amassado.

Crumpling - Ato de amassar o papel para criar textura .

Custom / Customized (Customizar) – Reformar, montar, construir de acordo com especificações,deixando com aparência própria e exclusiva.

D

Deacidification - Processo onde se utiliza uma reserva alcalina alta para aumentar o pH do papel, neutralizando a acidez existente e prevenindo que o papel se torne ácido novamente.

Deacidification Spray - Spray que neutraliza a acidez de papéis, documentos, etc .

Debossing - Baixo relevo.

Design - Organização visual das fotos, enfeites e journaling que irão constituir uma página finalizada.

Die Cut Machine - Máquina usada para se cortar os die-cuts. Ver “Sizzix”.

Die Cuts - São figuras pré-cortadas de papel que podem ter vários formatos e tamanhos.

Die Ink - Almofada de carimbo (carimbeira) à base de água que possuí secagem rápida (geralmente desbota com o tempo).

Dingbats - São aquelas fontes com desenhos (imagens de variados temas) que equivalem às letras.

Distress Ink - Almofada de carimbo (carimbeira) à base de água utilizada para dar um aspecto envelhecido e com aparência de usado às páginas de scrapbooking, cartões, tags, etc.

Distressed Paper - Papel com aparência amassada, envelhecida, aparência de papel gasto, usado.

Distressing - Técnica que consiste em fazer com que alguma coisa pareça bem usada, gasta, um pouco “suja”, estragada e desbotada.

DL - Download.

Doodles - Rabiscos ou desenhos feitos à mão livre.

DPI / Dots per inche (Pontos por polegadas) - É usada como unidade de medida na impressão descreve a resolução geométrica de uma imagem. Quanto mais elevado é o DPI melhor é a resolução da imagem e a sua qualidade. O DPI descreve a capacidade de resolução de saída de uma impressora, filmadora ou CTP .

Double-Mount - Consiste em colar a fotografia em dois papéis de fundo.

Dry-embossing - Técnica de relevo através de pressão. Ver “Relevo”.

DSB - Digi Scrappers Brasil.

Dye - Pó colorido (similar a anilina) solúvel em água utilizado para colorir papéis, tecidos e outros materiais.

E

Edge Brushing - Ato de passar a almofada de carimbo nas bordas do papel. É uma das formas mais usadas para se conseguir o efeito distressed.

Elements (Elementos visuais) - Os elementos visuais em uma página de scrapbooking são: fotos, título, bloco de journaling e enfeites.

Embellishments - São os enfeites colocados nas páginas. Alguns são vendidos prontos, como no caso dos adesivos (stickers). Outros podem ser feitos, a partir de materiais como os die-cuts, punch-art, arame, miçangas, linha de bordar, botões e tudo o que a imaginação permitir.

Emboss - Decoração feita em alto relevo, pode ser aplicada em fontes e enfeites. Ver “Relevo”.

Embossed Stickers - São adesivos que possuem relevo.

Embossing Powder (Pó para emboss) - Pó fininho utilizado para fazer relevo à quente.

Ephemera - Forma impressa de algo passageiro, tal como, entradas para um show ou cinema, selos usados, etc. Ver "Found Objects".

Estilete - Faca de lâmina bem fina e corte preciso. Geralmente possui uma haste segura, que facilita o corte de coisas retas, principalmente.

E.V.A. - Borracha atóxica, maleável e fácil de cortar. Disponível em cores variadas, é usada para proporcionar relevo a alguns acessórios usados nas páginas de scrap.

Eyelet (Ilhós) - Peças semelhantes à botões vazados ou anéis de metal, que servem para reforçar um buraco feito em tecido ou papel, no caso do scrapbook, são usados como enfeite ou para prender papel e outros elementos juntos.

Eyelet Hole Punch (Vazador de Ilhós) - Ferramenta utilizada para perfurar o local onde se deseja prender o ilhós.

Eyelet Setter (Estrelinha) - Ferramenta utilizada para prender ilhós.

F

Fat Quarter (FQ) - é um pedaço de tecido que equivale a 1/4 de um metro (linear). Como o tecido no Brasil tem, em geral, 1,40m de largura, um fat quarter terá 50cm x 70cm.

Fibers (Fibras) - Qualquer tipo de linha, barbante ou cordão usado no scrapbook.

Fita banana (Fita adesiva com espuma) - É uma fita autocolante do tipo dupla face que possui uma camada de espuma entre as superfícies adesivas, o que permite fixar coisas que se queira deixar em evidência ou destaque, dando relevo às peças.

Foam Stamp - Carimbo feito de borracha do tipo E.V.A.

Focal Point (Ponto Focal) - É o ponto no layout, página ou imagem para o qual a visão é naturalmente direcionada. É aconselhável colocar a fotografia principal da página nessa posição.

Fonts (Fontes) - Conjunto de caracteres de uma família tipográfica, em um ou vários corpos e variações como redondo, grifado, negrito, caixas baixas e altas.

Found Objects - Tudo aquilo, que pode ser usado numa página, mas que não necessariamente tem esse propósito. Ex: Papel de bala, recorte de jornal, clips, mecha de cabelo, papel de presente, etc.

Frames (Molduras ou bordas) - São recortes prontos, com vários tamanhos, cores e formas. As molduras cobrem as extremidades da foto, delimitando-as, realçando-as e dando um resultado decorativo.

Free Style (Estilo livre) - Estilo de design de um kit ou Layout, sem forma definida ou que não é vinculado a regras de harmonia.

Freebies (Amostra Grátis) - Miniatura ou porção de um produto, oferecido gratuitamente ao consumidor.

G

Gabarito de costura - Antes de costurar papéis, utiliza-se este instrumento para marcar os pontos.

Ghost Shapes - Formas feitas com acetato ou transparência.

GIF (Graphics Interchange Format) - Desenvolvido pela CompuServe para transmissão de imagens por linhas discadas. Este formato usa codificação LZW (Lempel-Ziv and Welsh) para comprimir imagens reduzindo tempo de transmissão. Imagens que seguem este formato são armazenadas em arquivos de extensão .gif. Este formato de arquivo é utilizado na web devido ao seu tamanho compacto. Porém possui uma paleta limitada de cores (256 no máximo), impedindo o seu uso prático na compactação de fotografias. Por causa desta limitação o formato GIF é utilizado para armazenar ícones, pequenas animações ou imagens com áreas extensas de cores chapadas. Apesar deste formato parecer limitado devido ao número baixo de cores com que trabalha, o GIF é muito utilizado por alguns recursos que oferece. Um deles é a capacidade de utilizar fundo transparente.O GIF utiliza um formato de compressão que não altera a qualidade da imagem a cada vez que essa imagem é salva.

Gramatura - Peso em gramas, de um m2 de um determinado papel.

H

Handmade Paper (Papel Artesanal ou Papel feito à Mão) - Geralmente de aparência desigual, rústica e áspera, algumas vezes contendo fibras vegetais e de algodão.

Heading - Título da página ou cabeçalho.

Heat Gun - Aquecedor utilizado para derreter o pó de embossing na técnica de relevo quente. Geralmente, ele é similar ao secador de cabelo, mas não venta, apenas aquece.

Heritage - Herança, algo que foi herdado; patrimônio; legado; costumes e tradições passados de geração a geração. Mas é um estilo de design no scrap também! Um exemplo são aqueles kits amarronzados ou amarelados, com aspecto de velhinhos e usados (com chaves e relógios antigos, metais envelhecidos, árvores genealógicas, muito chalk e ink).

Hoeller - Papel especial para uso em “chipboard”.

I

Idea Books - Livros de dicas de scrapbooking geralmente sobre um tema específico (bebe, casamento, família, etc.) ou um produto específico (carimbos, régua molde, etc.)

Inked Edges - É o efeito deixado quando se usa a carimbeira (almofada para carimbo especial) na borda dos elementos, deixando a tinta borrada.

Iris Folding - Técnica onde pedaços de papel são dobrados para formar um desenho pré definido através de um molde.

J

JBR - Ferramenta “Brush" nativa do Paint Shop Pro.

Jolee’s - Adesivos decorativos, finamente recortados, em relevo.

Journal / Journaling - Texto usado para compor a página, em equilíbrio com as fotos utilizadas. Transmite informações escritas sobre as emoções importantes do momento em que as fotos foram tiradas, podendo ser em forma de história, diário, narrativa, legendas, poemas, letras de música, ditados, anotações, etc. É muito importante conter dados como: Onde a foto foi tirada? Quando? O que acontecia no momento da foto? Quem aparece na foto? etc.

JPEG (Joint Photographic Experts Group) - Tipo de arquivo para armazenamento de imagens que pode trabalhar com esquema de cores em 24 bits. Isso significa que este formato aceita 16,8 milhões de cores. O JPEG é um dos formatos de imagens mais populares e isso se deve à capacidade de formar imagens fiéis à original. Além disso, os arquivos em JPEG costumam não serem grandes. Arquivos em JPEG podem trabalhar com até 16,8 milhões de cores, o olho humano não é capaz de enxergar todas elas de uma vez. Assim, é possível tirar uma série de informações que representam cores em imagens e manter apenas aquelas visíveis ao olho humano. Os arquivos JPEG podem ter diferentes níveis de compressão, quanto mais existir compressão, ou seja, retirada de informação, menor será o tamanho do arquivo, porém pior será sua qualidade. Uma desvantagem do JPEG é que a imagem normalmente perde qualidade a cada vez que o arquivo é salvo.

L

Layering - Técnica de se fazer várias camadas com o papel, sobrepondo uma folha a outra, criando um efeito de "escada" ou "degradê".

Layout (LO) - Uma ou mais páginas de scrapbooking que contam uma mesma história. Podem ser simples (uma página) ou duplo (duas páginas complementares, uma ao lado da outra). Ou ainda panorâmica, quatro páginas, uma ao lado da outra.

Lift (liftar/liftagem) - é quando você se inspira em uma página ou um trabalho, para realizar o seu.

Lignia / Lignino - É um tipo de fibra encontrada em várias plantas e madeira que servem para dar rigidez e força a essas. A lígnia presente em papéis e outros produtos irá, com o passar do tempo, tornar estes materiais ácidos, desbotando-os e enfraquecendo-os.

Lignin Free - Se um papel tiver 2% ou menos de lignino, pode ser considerado como "lignin-free". M

Mask - Máscara

Mat (Tapetinho) - Base ou Moldura colocada embaixo da fotografia, entre a página e a foto. Serve para realçar e dar acabamento à foto. Colocar a foto recortada em uma folha de papel um pouco maior que a foto. Recortar o papel, contornando a foto com + ou – 1 cm de borda. Pode-se variar a espessura da borda, dando mais destaque para a foto e adicionando cor à página. Fazer isto com cores que complementem a foto. Tesouras com cortes especiais auxiliam nesta técnica (matting). O formato do papel não precisa necessariamente ser o mesmo da foto, formatos diferentes costumam dar resultados muito bons.

Matiz - É o resultado do acréscimo do branco à uma cor. Tem maior valor de luz (é mais luminoso) que o pigmento puro.

Memorabilia - Pequenos detalhes que merecem nossa lembrança, peças que fazem parte de um momento, como souvenir de viagens, entradas de eventos especiais, certificados, documentos, lembranças de ocasiões especiais e outros itens que contam uma história.

Mesh - Fita telada / rede autocolante usada para decorar páginas de scrapbooking e outros trabalhos em papel.

Miniaturas - São enfeites feitos em resina ou porcelana fria que imitam produtos já existentes.

Mi-Teintes - Papel sem acidez da marca Canson.

Modeling Paste - Pasta de modelar utilizada para criar relevo em páginas, cartões, tags, etc.

Moldura com mosaico - É uma moldura com recortes vazados, como se fossem pequenas janelinhas. As fotos são cortadas, quando necessário, e coladas nessas janelinhas.

Monocromático - Esquema onde são empregados diferentes tonalidades de uma mesma cor nos trabalhos.

Mood - Clima, tom ou emoção que se deseja passar em uma página de scrapbooking.

Mosaico - Técnica na qual a foto é cortada em pedaços e depois remontada em um layout, geralmente deixando uma pequena distância entre os pedaços de foto. Mais indicada para fotos de paisagens.

Mount - Adesão de uma fotografia ou enfeite a um pedaço de papel.

Muted Colors (Cores Neutras) - Tons normalmente usados no fundo dos layouts devido a sua baixa intensidade.

N

Neutral (Neutro) - Com ph = 7 (na escala de 0 a 14). Papéis com pH neutro são os ideais para uso em scrapbooking.

O

Overlay - Superfície transparente ou translúcida colocada sobre a página. Pode ser usada com word art , ou para dar um aspecto "grunge" no layout.

P

Page Kit - É o grupo de todos os elementos que podem ser usados na formação de um layout, de uma página. Papéis, molduras, enfeites, fontes, etc.

Page Protectors - Plástico tipo saco, usado para proteger páginas contra a poeira, contato diário com as mãos, a ação do tempo, entre outros. Este plástico deve ser de polipropileno, polietileno e poliéster. Não deve-se usar o plástico de PVC pois este emite gases que irão danificar as fotos.

Page Toppers - Bloco feito em papel, ilustrado com palavras e decorado, usado como título no topo das páginas de scrapbooking.

PAP - Passo-a-Passo

Papel Montval - Papel da marca Canson próprio para a técnica de aquarela.

Paper Bright - Protetor próprio para evitar que o papel desbote e fique amarelado.

Paper Clip - Clipe para papéis.

Paper Crimper (Corrugador de papel) - Ferramenta usada para corrugar (ondular) o papel.

Paper Piecing - Figuras formadas a partir de pedaços de papel de cores diferentes.

Paper-Tearing (Papel Rasgado) - Técnica na qual se rasga o papel ao invés de cortá-lo com tesoura.

Paper Trimmer - Ferramenta utilizada para cortar papel. Para cortar o papel com essa ferramenta, você deve alinhar o papel com uma das bordas e deslizar a lâmina de corte sobre ele.

Passpatour - Papelão, também conhecido como cardboard, é um material utilizado para fazer moldura de quadros. Ele é acid free e pode ser usado sem problemas nas capas de álbuns de scrapbooking.

Pattern - Motivos que se repetem em toda a superficie.

Patterned Paper - Papel decorado seguindo uma determinada característica, uma imagem é repetida diversas vezes, podem ser listas, flores, círculos, xadrez, ou qualquer outra imagem.

PDQ (Pretty Darn Quick pages) - Páginas PDQ são rápidas, bonitas, simples e fáceis de se fazer.

Personal Use - Para uso pessoal. Kits, elementos, fontes, etc. Que são criados para uso próprio, sem intenção de ser vendido, revendido, ou repassado. Não pode ser usado em layouts que serão comercializados.

Peso visual - É qualquer espaço ocupado (por elementos visuais) em uma página de scrapbooking.

Photo Corners (Cantoneiras) - Acessório geralmente adesivado, utilizado nos cantos das fotos para aderí-las às páginas de scrapbooking sem a necessidade de passar cola diretamente na foto.

Photo-Safe - Um produto photo-safe é seguro para ser usado com fotos.

PI - Photo Impact

Pigment Ink - Almofada de carimbo (carimbeira) à base de pigmento que mantém a mesma tonalidade quando estampada no papel ou outro material. Por possuir secagem demorada, essa almofada é muito utilizada na técnica de relevo quente.

Pixel (Picture Element) - É o menor elemento que pode ser visto no monitor. É usado como unidade de medida de uma imagem, tamanho e resolução. A quantidade de pixels em uma imagem define o seu tamanho. E a quantidade de pixels em um "inch" define a resolução da imagem.Quanto mais pixels uma imagem tiver melhor é a sua resolução e qualidade.

Plates (Placas de Metal) - Usadas como enfeite.

PNG (Portable Network Graphics) - O PNG consegue trabalhar com esquema de 24 bits de cores, ou seja, 16,8 milhões de cores. Em comparação com o JPEG, a compressão é mais eficiente e não ocorre perda de qualidade a cada salvamento, o que permite maior fidelidade à imagem original. Além disso, as imagens em PNG não requerem muito espaço, podendo-se ter figuras de alta definição e tamanho em bytes pequeno. O PNG também possui o recurso de transparência, o que o faz uma excelente alternativa ao GIF ,tornando possível imagens com fundo transparente, e com um número muito maior de cores.

Poliéster, polietileno e polipropileno - São plásticos seguros para serem usados em contato com fotografias.

Polymer Clay - Massa à base de acrílico usada para fazer enfeites e bijouteria. Pode ser de diferentes marcas como Fimo e Sculpey. É também conhecida como cerâmica plástica.

Polyvinyl Acetate (PVA) - Plástico não indicado para uso em scrapbooking por possuir propriedades que deterioram e desbotam fotos e documentos.

Polyvinyl Chloride (PVC) - Plástico também conhecido por vinyl que contém elementos nocivos às fotos e não deve ser utilizado em contato com fotos, memorabilia e negativos.

PP - Plástico de polipropileno recomendado para seu usado em scrapbooking.

PPI (Pixels Per Inch) - Pixels por polegada. Refere-se à resolução da imagem digitalizada.

Prong / Photoprongs - São aqueles prendedores pequenos localizados na parte de trás dos porta-retratos para fechar a tampa dos mesmos. Eles normalmente são usados para enfeitar os layouts simulando a sustentação da foto e outros elementos.

PS - Photoshop

PSD - Formato padrão para documentos do Photoshop

PSP/Pspimage - Formato padrão pra documentos do Paint Shop Pro.

Punch (Furador de Papel ou perfurador) - É uma ferramenta para cortar uma figura decorativa de papel. A forma de manusear um furador é parecida como a de um grampeador, só que ao invés de grampear o papel, o furador fará um buraco em um formato específico.

Punch Art - Arte de se formar figuras com confetes / punchies de outros formatos. Por exemplo, pode-se formar uma flor com confetes de coração (para as pétalas) e de círculo (para o centro), ou pode-se usar ainda vários confetes de círculo para formar uma centopéia.

Punchies (Confete) - São as figuras de papel que são feitas através dos furadores de papel.

Q

Quick Page/ Plopper/ Pop / Scraplet - Páginas ou LO semi-prontos e montados, onde só é preciso adicionar as fotos, texto e título. Quando em JPEG, a foto é "colada " em cima da página. E quando em PNG, a página possue uma abertura e a foto é colocada em baixo dela. Para as “quick pages" em png, existe a possibilidade de se mover os elementos dentro do Layout. Ver “Templates”.

Quilling - Técnica onde tirinhas de papel são enroladas e depois moldadas em vários formatos (redondo, coração, quadrado, etc) para se criar figuras.

Quilt - Em scrapbooking, é a técnica de simular a arte de patchwork com papéis, ao invés dos tecidos.

Quote / Quotation - São frases, trechos de textos, poemas ou letras de música que são acrescentados ao journaling, geralmente de outra autoria. Ex.: “Como é grande o meu amor por você" (Roberto Carlos).

R

Red-Eye Pen - Caneta utilizada para remover olhos vermelhos das fotosgrafias.

Regra dos 2/3 e 1/3 - Estrutura de design que consiste em dividir a página em três linhas imaginárias na vertical. Toda a informação visual deverá ser colocada em dois terços, e o terceiro terço deverá ficar sem nada.

Régua-molde / Template - Instrumento utilizado para a marcação do layout da página de scrap. É um modelo: usa-se como base, mas adiciona-se os papéis e elementos de escolha!

Relevo - Técnica usada para produzir efeitos de 3D no papel. O relevo pode ser feito através de: pressão - com um stylus ou boleador, caixa de luz e um stencil metálico; calor “heat embossing” - com o uso de carimbo e pó para relevo / "embossing powder".

Resist - Técnica que consiste em criar uma camada de proteção em cima de um desenho ou uma figura carimbada, evitando que este desenho seja desfeito ao ser pintado por cima. Nessa técnica a figura carimbada (ou desenhada) permanecerá no papel após esse ser pintado com tintas de carimbo, refil de almofadas de carimbo, etc. O papel ficará todo colorido, mas a figura não ficará coberta com a tinta

Resolução - Resolução é a quantidade de pixels utilizada em cada polegada ou centímetro quadrado para formar a imagem. Quanto maior a resolução, mais visíveis serão os detalhes da imagem.

RGB - É a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Azul (Blue) e Verde (Green). É utilizado em meios que têm fundo escuro, como o monitor e a televisão.

Ribbon - Fitas (lisas, decoradas, rústicas) utilizadas para enfeitar páginas de scrapbooking, tags, cartões, etc.

Ric-Rac - Sianinha, também chamada de Grega.

Roll Torn Edges / rolling - Técnica que consiste em enrolar a borda rasgada do papel e depois pintá-la (com chalk, metallic rub-on, almofada de carimbo, etc).

Rubber Stamp (Carimbo) - Desenho cortado na borracha ou espuma (tipo E.V.A) e colado sobre uma base de madeira ou espuma. O desenho é impresso no papel com o auxílio de uma almofada (carimbeira).

Rub-ons (Decalques) - Também conhecido por transfer, são imagens, textos, letras, etc, que se transfere para o papel ou outra superfície com o auxílio de um palito de sorvete, caneta, etc.

S

Sand paper - Lixa.

Sanding Effect - Ato de lixar o papel, fotos, etc para obter um efeito gasto.

Scrapalong - Copiar uma página pré-existente em grupo. Sempre respeitando os direitos autorais.

Scrapbooking Digital - Páginas de scrapbooking feitas utilizando apenas programas de computação gráfica como Photoshop, Corel Photo Paint e outros.

Scrapchat - Grupo de pessoas que se reunem num “Chatroom" para falar sobre scrapbook. Normalmente existe um tema pré-determinado.

Scraplift - É um termo usado por scrapbookers e descreve o processo de inspiração em layouts ou projetos prontos de outras pessoas, idéias em revistas, livros, web, usando-os em seus projetos, seguindo as mesmas características. Sempre tomando cuidado com os direitos autorais.

Scrapper - Nome dado à pessoa que pratica Scrapbooking.

SDU (Scrapbooking Design University) - Curso de scrapbooking realizado pela empresa EK Success, divido em módulos e níveis (Iniciante e Master).

Sépia - Tom avermelhado ou marrom que utilizado em fotografias e papéis, para dar a impressão de envelhecido.

Serendipity - Técnica onde se cria uma composição colando pedacinhos de papel (retalhos) em um papel de fundo (espécie de mosaico).

Shabby Chic - Estilo de scrapbooking que utiliza papel lixado, amassado (distressing) e envelhecido (aging), para dar uma aparência gasta e envelhecida, porém elegante, ao trabalho. Cores neutras, paterns delicados, etc. Photos antigas, preto e branco combinam com esse estilo.

Shade (Sombreado) - Cor onde pigmento preto foi adicionado para diminuir sua luminosidade.

Shadow Box - Praticamente segue o mesmo processo que uma “shaker box”, porém seu interior não é preenchido. A aplicação é realizada pra ressaltar algum elemento da foto ou da página.

Shaker Box - Um enfeite em 3D composto de duas camadas afixadas pelas bordas com fita banana deixando o interior livre para se colocar pequenos objetos que se movimentam (miçangas, areia, bolinhas de papel, “punches”, botões, purpurina, etc). Podem ainda guardar outro tipo de objetos que não precisam, necessariamente, se movimentar, como no caso do 1º pedaço de cabelo dos filhos, usada na página dedicada ao corte. A camada superior possui uma janela feita com transparência para que se possa visualizar o conteúdo da caixa.

Shape Cutters - Ferramenta utilizada para cortar figuras em tamanho e formatos variados, tais como quadrado, cricular, oval, etc.

Simetria - Simetria é a distribuição idêntica dos elementos visuais na página de scrapbooking. Em outras palavras, simetria é espelhar os elementos visuais.

Sizzix - Máquina de uso pessoal para se cortar die cuts. Ela possui uma alavanca que, ao ser acionada, pressiona a placa de corte sobre o papel até cortá-lo.

Sketch - É um esboço feito da página antes de executá-la. No sketch, é pré-definida a localização do título, journal, fotos e enfeites. Diferentes páginas podem ser feitas baseadas em um mesmo sketch.

Slide Mounts - Molduras criadas a partir de molduras para slides .

Stamps - Selos.

Stazon - Carimbo sobre a foto.

Sticker (Adesivos) - Podem ser de diferentes cores, formatos, desenhos, incluindo os de alfabeto.

Stitch / Stitches - Costurinhas, alinhavos e bordadinhos.

Stitching - Costurar, bordar. Esse termo também é usado quando se fala em unir duas paginas, dois layouts.

Swap - É a troca organizada de materiais entre Scrappers.

T

Tags - Enfeite no formato de etiqueta que é usado nas páginas para journaling, accent, título, estampar monogramas, entre outras coisas.

Tearing (Rasgado) - Técnica de rasgar o papel de forma a criar uma faixa (do rasgado) na borda do papel. Muito utilizado para dar textura aos trabalhos. Pode ser usada nos papéis do layout ou nas fotos, para formar bordas e passar uma “idéia descontraída”, despojada ou envelhecida, dependendo da foto e do material a serem utilizados.

Template / Gabarito / Stencil (Molde ou régua decorativa) - É utilizado para fazer os traços ou recortes com precisão de figuras, letras, números, etc, a serem feitos nas páginas de scrapbooking, fotografias, etc.

Tesoura Artesanal - Tesoura com fio-de-corte sem ser reto, ou seja, com lâmina formatada, para deixar o corte com forma decorativa.

Texture (Textura) - Característica de uma superfície.

Theme (Tema) - Sobre o que é a pagina. Assunto da página.

Tint - Cor onde pigmento branco foi adicionado para diminuir sua saturação.

Trim - É o nome dado àqueles cordões com contas coloridas e florzinhas de feltro ou couro, usados para enfeitar as páginas. Esses cordões podem ser feitos de couro, de barbante, de linha encerada ou mesmo de papel enroladinho.

Tweezer - Pinça ergonômica utilizada para pegar materiais pequenos, segurar a base onde se deseja aplicar relevo quente, etc.

U

UTEE (Ultra Thick Embossing Enamel) - Pó mais grosso e espesso próprio para a execução de algumas técnicas especiais de relevo à quente.

V

Vellum (Vegetal) - Papel translúcido e de textura fina.

Versamark - Almofada de carimbo a base de glicerina própria para se fazer marca d'água, relevo a quente, etc.

Vintage - Estilo de scrap baseado no uso de papéis e enfeites com aparência antiga.

W

Walnut Crystal - É a forma sólida do walnut ink. Pode ser dissolvido em água ou mantido em sua forma natural para a execução.

Walnut Ink - Tinta de cor marrom escuro muito utilizada em técnicas de envelhecimento. Essa tinta é feita a partir dos cristais do walnut e possui pH de 7.9.

WinZip - É um programa usado para comprimir arquivos, que permite "zip", comprimir e "unzip" descomprimir o arquivo.

Word Art - Títulos, ditados, poesias, pensamentos, palavras soltas, etc. Escritos usando uma ou mais fontes, para dar um aspecto mais artístico. Fica bárbaro num LO!

X

Xyron Machine - Máquina utilizada para fazer adesivos e laminação (plastificação).

Z

Zip - Extensão de um arquivo compactado.



Fontes de Pesquisa:
Revista Decorando Álbuns Scrapbooking - Especial Coleção nº 1 - Ed On Line
Revista Decorando Álbuns Scrapbooking - Especial Coleção nº 2 - Ed On Line
Revista Decorando Álbuns Scrapbooking nº 16 - Editora On Line
Revista Faça e Aconteça Scrapbooking Decorando Álbuns nº 23
Revista Guia do Scrabooking & Cia nº 14 - Editora Crazy Turkey
blog.soliarte.com.br